No passado dia 2 de Novembro reuniram no Stop cerca de 30 músicos participantes habituais na Stopestra. Foi apresentada nova possibilidade, que é um dois em um:
1+2 de Junho de 2012, em Barcelona.
8+9 de Junho de 2012, no Porto.
Resume-se abaixo o cenário apresentado e discutido. Deixa a tua opinião/contributo em comentário a este post.
Stopestra 4
1. A organização do festival Primavera Sound teve conhecimento da Stopestra e quer este nosso projecto no Festival de 2012, nas duas edições – Barcelona e Porto.
2. Quem apresentou a Stopestra aos senhores de Barcelona foi o Zé Orlando, membro da equipa técnica da Casa da Música que tem participado na organização das edições anteriores.
3. Tal como ficou combinado na nossa última reunião, a Stopestra tem que ser fruto de um processo mais participado. Por isso vamos discutir isto desde o início, em termos artísticos, organizativos e financeiros.
4. Em termos organizativos, propõe-se que a Casa da Música mantenha um papel coordenador, garantindo todos os aspectos técnicos e logísticos necessários a esta operação.
5. Em termos artísticos, queremos não só aumentar a participação, mas também o nível de experimentação e de risco. Temos que dar um passo em frente. Assim, mantendo o Tim na direcção artística, ficou proposta uma metodologia que abre a participação dos músicos e que, consequentemente, lhes pede maior disponibilidade e compromisso.
Fase A – Contributos. Fase de recolha de ideias, aberta a todos os membros. A Diana e o João Dalion ficaram a pensar uma forma de ter um espaço na Internet para recolha de ideias – em texto, em pauta, em mp3, em imagem. Propõe-se que estas ideias sejam anónimas, de modo a que se avalie a proposta por si, independentemente da proveniência.
Fase B – Teste. Qualquer músico ou ajuntamento de músicos pode organizar-se para explorar na prática as ideias depositadas, ou outras que venham a surgir. Em data a marcar, o Tim virá ao Stop, fazer uma sessão de oficina, na qual continuaremos a testar possibilidades em conjunto.
Fase C – Ensaio. O Tim mantém a incumbência de dar forma final ao concerto, a partir de todas as ideias e experiências feitas. Essa forma será disponibilizada e treinada, com o apoio dos facilitadores. Antes da saída para Barcelona, deveremos fazer um ensaio geral no Porto.
6. Em termos financeiros, propõe-se manter o princípio do voluntariado que tem sido assumido como pilar deste projecto. Propõe-se que o negociador nos garanta uma participação sem despesas (todos os transportes, estadias e alimentação cobertas) + livre-trânsito para assistir aos festivais. Propõe-se ainda que o negociador explore a possibilidade de um cachet que não é destinado aos músicos, mas sim a ser depositado num “saco” colectivo da Stopestra. Caso seja possível negociar um valor de cachet, o dinheiro conseguido fica disponível para aplicar na continuidade do projecto, em moldes que os músicos da Stopestra virão a decidir colectivamente no futuro.
7. O desafio mantém-se: 100 membros para a Stopestra 4. Foi discutida a hipótese de entrarem mais inscrições do que estas 100 vagas. A verdade é que, se tudo correr como nas 3 edições passadas, isso não vai acontecer. Mas se acontecer, tomaremos como principal critério de selecção o empenho e a participação de cada inscrito nas edições anteriores, como pareceu do acordo de todos os presentes.
8. Calendário geral (primeiro esboço).
Inscrições: Até 24 de Dezembro.
Fase A: Até final de Janeiro.
Fase B: Até final de Março.
Fase C: Maio.
Ficou claro que este processo vai pedir maior disponibilidade e compromisso de todos. A única data que neste momento devemos forçar é a das inscrições. Precisamos de dar em breve uma resposta definitiva à organização, incluindo um cenário técnico e logístico claro. As restantes datas serão marcadas em rigor depois. Tentaremos sempre ir ao encontro das disponibilidades de todos. Sabemos que é impossível acertar em 100 agendas, mas faremos todos os possíveis. Uma coisa é certa: a data dos concertos, essa, não a conseguiremos mudar.
Inscrições aqui.
Agora, toca. Toca a comentar e dar opiniões abaixo.
22 March, 2012 /// João Soares
Viva João D,
Enquanto se confirmou e não a possibilidade de integrar esta Stopestra, surgiu um compromisso de trabalho que aceitei para as mesmas datas de Barcelona.
Agradecendo imenso a vossa atenção, não vou poder mesmo participar nesta.
Espero poder atempadamente participar na Stopestra V. Sim, porque espero uma vida longa para este projeto cheio de potencialidades.
Um abraço a todos
João Soares