Falatorio

Stopestra: Manifesta a tua opinião.

Bota lá a opinar sobre a Stopestra. Ficou visto na última reunião que há muito para dizer. Alguns tópicos lançados:

O que é a Stopestra?
Projecto artístico, de intervenção, de formação?…
Que desafios se colocam à Stopestra?
O que é que imaginas para a próxima edição?
(…)

Comentar neste post é o modo mais fácil de publicares a tua opinião. Mas podes criar um post autónomo com um tema que te pareça importante. Regista-te aqui.

  1. 2 November, 2011 /// João Dalion

    Ótima ideia a de se abrir isto à discussão geral também na vertente eletrónica.
    Passo então a expor as minhas duas sugestões, já apresentadas a alguns, para irem sendo “ruminadas” & discutidas de modo a chegarmos a alguma conclusão realista sobre a respetiva viabilidade:

    01 – Rumo Paralelo ou Alternativo da STOPestra:
    Paralelamente ao eventual trabalho com o Tim, e porque parecem estar a surgir diferentes tipos de necessidade, poderemos vir a ser mais independentes se constituirmos nós, no STOP, núcleos de composição. 
    A composição para a STOPestra poderia não partir de algo tão complexo como uma peça clássica/erudita mas sim dum set de temas individuais com potencial, de vários músicos e estilos, que seriam a nossa base de desenvolvimento. 
    Esta escolha poderia ser feita por votação online na plataforma que criámos.
    Esses temas escolhidos seriam depois re-arranjados por cada respetivo diretor-de-tema (= quem conduz e tem sempre a última palavra, normalmente o compositor) mas na perspetiva de uma mega-banda, fazendo uso de todas as suas potencialidades globais e individuais, e unindo-se assim tudo pelo mesmo fio condutor. Para qualquer compositor amador seria um privilégio preciosíssimo poder contar com 100 músicos para os quais possa elaborar algo aliciante de se tocar e/ou ouvir…
    Esses temas poderiam ser usados apenas uma vez, como um happening.
    O resultado seria um género de ensamble, à nossa maneira, e talvez desta forma conseguíssemos o tal produto vendável e, como na reunião alguém respondeu, 100% STOP, ou seja, sem “muletas”.
    A partir do momento em que possamos ser uma super-banda (passo o pretenciosismo) com repertório próprio não precisaremos de “esmolas” de oPORTOnidades e poderemos ter acesso a grandes palcos — também é verdade que não caberíamos noutro lado… > 😀

    Na minha banda, há uns anos, decidimos elaborar um género de estatutos que salvaguardam os direitos & deveres de cada um para se evitar discussões deste foro.
    Nada muito burocrático, é apenas um acordo cordial, escrito. 
    Funciona e poderia ser adaptado à STOPestra caso queiramos tomar este rumo.

    02 – Complemento Cénico:
    Também seria muito interessante se houvesse a possibilidade de expandirmos a contribuição para a STOPestra a estudantes ou voluntários da área de cenografia, estilismo ou Belas-Artes (p ex: criadores de instalações) que assim veriam os seus trabalhos expostos e nos complementariam com uma forte componente visual. Isto é só uma ideia sobre cuja possibilidad€ sempre me interroguei…

    JD

  2. 4 November, 2011 /// Jorge

    Bom projecto embora pouco claro a nível de objectivos monetários a favor do stop\músicos. Pouca informação acerca do funcionamento hierárquico e distribuição de fundos.

  3. 4 November, 2011 /// ffernandes

    Olá pessoal.

    Anselmo, pedia-te que enviasses os documentos relativos à proposta inicial de estatutos para uma associação de músicos do stop, visto que isso foi falado na última reunião e que tu disseste que ias enviar isso a toda a gente. Acho importante combinarmos uma reunião para se falar disso, pois acho que a criação de uma associação de músicos do stop levará a uma boa resolução das questões que têm sido levantadas e a um maior equilíbrio e distribuição das tarefas, dos encargos, das recompensas e da informação pelos músicos do stop. Sugiro que seja eu a convocar esta reunião, de forma a transmitir ás pessoas a minha ideia de como isto é importante.

  4. 18 November, 2011 /// Mariana

    Hey Filipe! Fico contente com a iniciativa! Aguardo a marcação da reunião – fim de semana pf!

  5. 13 December, 2011 /// João

    Bem, eu até fico burro estava aqui a pensar respondo, não respondo, sou músico nao pertenço a stopestra por opção mas admiro o que tem sido feito e desenvolvido neste projecto inovador e único. Gosto de ver essas preocupações de guito e de bitaites de meia tigela, gostaria de saber se algum de vocês aqui ja fez algo por esta organização que é a stopestra? gostaria de saber se já fizzeram alguma coisa pela musica portuguesa?se já criaram uma orquestra? se já tocaram num festival como é a primavera sound? se nao fosse a stopestra vocês continuariam nas vossas vidinhas de músicos de terceira a dar meia duzia de concertos por ano , por amor de deus, eu nem sou crente, mas acho que deveria despediçar o vosso tempo a tratar do que é importante e não criticar o que foi e está a ser feito, acho que devemos ser mais positivos e pensar realmente que se calhar se não fosse a stopestra(Anselmo e companhia)e até a Casa da musica que tem proporcionado toda a divulgação e produção do mesmo, quem nos garante que provavelmente o stop ja teria fechado e mais….O Sr.João deveria pensar antes de falar isto aqui nao é uma chat da treta e de bitaites mas parece se és compositor faz te a vida a stopestra não tem nada a ver com isso queres entrar entras nao queres faz a tua vida tal como eu faço, mas nao venhas desfazer e criticar o bom que está a ser feito. pelos vistos nao é só na politica que existe essa mentalidade mediocre e ressabiada. Crie e inventem e façam pela vossa vida nao venham é tentar destabilizar a boa onda que existe nas pessoas envolvidas. Agora que existe algo aparece toda gente a mandar bitaites é engraçado pensei que os músicos do stop fossem mais solidários e inteligentes pelo menos nem que seja pela sensibilidade mas não que Onda negativa!? Relaxem e toquem mas é…

  6. 21 December, 2011 /// João Dalion

    Olá João

    Nós somos todos diferentes e movidos por interesses diversos. Há que o respeitar e tentar compreender o que nos é estranho…

    Quanto à tua crítica sobre o meu post é notório que te falta alguma informação e quando assim é torna-se mais sensato não nos pronunciarmos. O Anselmo criou este post para se veicular a minha e outras propostas para, precisamente, tentarmos solidificar, aglutinar, o coletivo visto estar a surgir uma questão fragmentante em torno da remuneração de todos os músicos envolvidos. Foi para tentar encontrar uma solução que redigi essa proposta paralela, em que se poderia criar um produto diferente da STOPestra e facilmente vendável.
    Entretanto surgiu a STOPestra 4, num formato diferente que, curiosamente, contará com contribuições musicais dos músicos do STOP e que será negociada com vista à possibilidade de remuneração de todos.

    E se queres mesmo saber, sim, tenho feito o que posso por montarmos as várias edições da STOPestra, como poderás verificar se te inscreveres. E ninguém me ouviu falar alguma vez em ser remunerado. E como eu há alguns outros…

    JD

  7. 31 March, 2017 /// Denver

    That’s amusing. The reason most people don’t absorb calcium from (processed) dairy is because of paosiurezatitn. it destroys the phosphatase enzyme which is necessary for calcium absorption. This is why I drink real, raw milk. By the way, once again, if saturated fat is the terrible thing you claim then there should be a direct correlation between sat.fat intake and heart disease. Too bad there isn’t. I’ve already posted research showing this.

deixa um comentário

Escreve o teu comentário