Falatorio

Proposta de Estatutos – revisão

A pedido de alguns elementos da comissão redatora, aqui fica a versão digital do documento que propõe os estatutos para a Associação Pró Stop. Esta versão revista é fruto das reuniões que tiveram lugar no Stop (a última, a 22 de julho).

Este documento está disponível para consulta, análise e reflexão durante todo o mês de agosto, e até data de setembro a definir para nova reunião.

Todas as opiniões, críticas e sugestões são bem-vindas; e não se esqueçam, devem ser acompanhadas de identificação e indicação do artigo ao qual é feita a sugestão de alteração.

Boas leituras!

Estatutos Associação Pró Stop

  1. 9 January, 2013 /// JD

    Devido à minha situação calamitosa estou a cortar com todos os meus envolvimentos satélite e isto inclui também a minha contribuição de alguns anos para o desenvolvimento do STOP.
    Na altura da apresentação destes estatutos escrevi algo que vou despejar aqui para a eventualidade de que possa servir de algo quando/se alguém o retomar daqui.

    < Se se optar apenas por mão no ar como forma de voto como se reconhecem os Associados Residentes numa Assembleia Geral? Empunhando-se um cartão de associado?

    III – Aceder a quaisquer documentos relativos à ASSOCIAÇÃO e à sua gestão.
    – – – – > É necessário saber se este acesso inclui os contactos que estão no STOCK (a base de dados do STOP) e que sempre foram protegidos. Era importante assegurar-se que esse sigilo é mantido.

    Artigo 15º – Compete à Assembleia Geral:
    Parágrafo Único – Para a instalação das assembleias será necessário o “quorum” de maioria absoluta dos associados em primeira convocação, ou com qualquer número em segunda convocação, trinta minutos após a hora definida para a primeira convocação.
    – – – – > É necessário haver um mecanismo que assegure previamente senão a pontualidade pelo menos a presença, sob risco das pessoas se deslocarem ao STOP especialmente para a Assembleia e depois não haver quorum suficiente para a realizar.

    Artigo 16º – A Assembleia Geral, formada por todos os associados, reunir-se-á:
    Parágrafo Terceiro – São elementos das actas todas as decisões tomadas em Assembleia Geral, os resultados das respectivas votações e quaisquer propostas, intervenções e declarações de voto que os associados façam chegar, em formato escrito, à mesa.
    – – – – > eu poria “…façam chegar à Direção, em formato escrito e pela via física ou eletrónica”. Eu sei que a via email está presente noutros pontos mas neste não está.

    Outras sugestões:

    – Com base no STOCK poderia-se criar um sistema de votos mais seguro e eficaz que o Doodle ou a via email.

    – Talvez uma chamada periódica pudesse ajudar a ir limpando quer os dados do STOCK quer o status de Residente.

    – Garrafão no Vitamena para a malta ir pondo carcanhóis para a associação.

    erros:

    – II – Dar cumprimento a todos os procedimentos necessários ao fiel cumprimento das normas contábeis, trabalhistas e fiscais.
    – – – – > Talvez “Assegurar todos os procedimentos”. E, Hah! julgava que “contábeis” era um regionalismo mas não.

    – O Conselho Fiscal é constituídA por três elementos

    – Parágrafo sexto – Para o efeito do parágrafo anterior deve o Presidente da Mesa da Assembleia Geral NO INÍCIO DA QUAISQUER pontos da ordem de trabalhos que impliquem uma votação, terá de informar a Assembleia do número de votos efectuados via correio electrónico, identificando os seus preponentes e o seu sentido de voto.

    – Se é para ficar convinha estar de acordo com o novo acordo ortográfico.
    >>

    Boa sorte a todos!

deixa um comentário

Escreve o teu comentário