Falatorio

Manobras no Porto

O Movimento de Músicos do Stop está a propor-se para participar no Porto 2.0 / Manobras no Porto, uma acção cultural que acontecerá durante a segunda metade de 2001 e 2012 no Porto, concentrada no Centro Histórico. As actividades que estamos a propor são:


1. Levantamento do Património Sonoro do Porto

Pretende-se registar, restaurar, recriar e catalogar o Património sonoro do Centro Histórico do Porto. Como património sonoro entende-se todo o tipo de evento sonoro que caracterize e descreva claramente o CHP, nomeadamente o som envolvente (o som das ruas e espaços públicos), marcos sonoros específicos (o sino de uma determinada igreja, por exemplo), elementos musicais localizados (preservação da ligação de um evento musical a um espaço específico), fonética e fonologia (identificação e significado de pronúncias e frases características).

A recolha deste património será feita com equipamento especializado para gravações de campo, sendo depois catalogada, ordenada e disponibilizada para vários projectos de reinterpretação artística e futuros estudos em várias áreas da sociologia.

A partir das propostas enviadas pelos músicos do Stop, serão elaboradas várias equipas de trabalho. As recolhas irão decorrer entre Junho de 2011 e Dezembro de 2012.

Perfil dos candidatos: Aberto a todos os residentes do Stop com ouvidos apurados e gosto pelas histórias da cidade do Porto.


2. Ruas do Povo

Ruas do Povo é um festival que, como o próprio nome indica, procura devolver as ruas e espaços públicos ao povo. A cultura popular passa necessariamente pela rua, e pela aparição em espaços informais.

O festival é composto por três eventos musicais diários, que ocorrem durante uma semana nas ruas e locais públicos do Centro Histórico do Porto. Os eventos musicais serão pequenos concertos informais, desprovidos dos típicos aparatos dos espectáculos tradicionais.

Os concertos abrangerão diferentes correntes musicais, da música contemporânea ao jazz e à música popular, recorrendo a artistas residentes e não residentes do CHP. Será também feito um esforço para promover a interacção musical entre os vários artistas participantes no festival.

O festival irá decorrer em Setembro de 2011 e Setembro de 2012.

Perfil dos candidatos: Músicos de todas as áreas artísticas capazes de integrar formações musicais imprevisíveis.


Demonstra o teu interesse aqui.

No mesmo formulário podes indicar interesse em outras actividades que estão a ser organizadas:

• Stopestra no São João 2011 (info aqui).
• Rusgas musicais no São João 2011 (info aqui).
• Animação da praça da Casa da Música na noite de São João 2011 (info aqui).
• Constituição de uma Associação de Músicos do Stop.
• Intervenções visuais no interior do Stop.

Ainda sem comentários.

deixa um comentário

Escreve o teu comentário